O que está acontecendo com as abelhas?

Não é de hoje que um verdadeiro “abelhocídio” está acontecendo. Só no Brasil, mais de meio bilhão de abelhas foram encontradas mortas entre dezembro de 2018 e março de 2019.
Algumas espécies estão sob risco de extinção global e os principais vilões dessa tragédia são os agrotóxicos. No Brasil, o novo governo está liberando novos agrotóxicos de forma inédita e preocupante.

Esses números são alarmantes para o Brasil, que é um dos países que mais utiliza veneno no mundo. Mas, com a sua ajuda, ainda há tempo! Juntos podemos lutar contra os agrotóxicos e manter as abelhas espalhando vida.

Mas o que eu tenho a ver com as abelhas?

As abelhas são fundamentais à vida e nossas aliadas na produção de alimentos. Você sabia que elas são as rainhas da polinização? É esse processo que garante a reprodução das plantas. Por isso, sua ajuda para salvar as abelhas é muito importante!

73% de todas as espécies de vegetais do planeta dependem da polinização por abelhas. Mas a ameaça que elas sofrem é tão grave que a ONU já alertou para os riscos de escassez de alimentos por conta da mortalidade em massa de insetos polinizadores.

Está na hora de agir, antes que seja tarde!

O que o Greenpeace está fazendo para salvar as abelhas?

• Ajudamos na mobilização da população contra o Pacote do Veneno (PL nº6.299/2002) ao lado de organizações da sociedade civil e órgãos como ONU, Fiocruz e Inca. O Pacote do Veneno quer encher ainda mais a população brasileira de veneno, no campo e na nossa comida. Em julho de 2018, a bancada parlamentar que atua em defesa dos interesses dos proprietários rurais conseguiu aprovar o texto do PL. Agora, precisamos nos mobilizar e pressionar para que ele não seja aprovado no plenário na Câmara.

• Chegamos a mais de 1,6 milhão de assinaturas no abaixo-assinado #ChegaDeAgrotóxicos. Quem assina o abaixo-assinado defende a redução gradual de agrotóxicos no país e é contra o Pacote do Veneno.

• Apoiamos a democratização do acesso à comida sem veneno por meio da promoção de bate-papos para falar sobre alimentação saudável como direitos de todos e não privilégio de poucos.

• Junto com outras organizações e parceiros, conseguimos avançar com a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA, PL nº 6.670/ 2016) no Congresso, gerando pressão para que o tema recebesse a devida atenção. Funcionou: a PNaRA foi aprovada em Comissão Especial no fim de 2018. O próximo passo é levá-la para votação na Câmara, para que vire projeto de lei.

É possível e necessário reduzir o uso de agrotóxicos no Brasil de forma gradual; não precisamos deles em nossa agricultura.

A solução para acabarmos com esse monte de veneno é a agroecologia, que respeita os processos naturais de um ecossistema, evitando impactos no meio ambiente e na nossa saúde.

Por isso, precisamos nos manifestar contra o Pacote do Veneno (PL nº 6.299/2002) e a liberação recorde de agrotóxicos que vem acontecendo atualmente, e também dar força à Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA).

Não aceitamos doações de empresas, governos ou partidos políticos. Somos uma organização independente sem fins lucrativos. Precisamos da ajuda de pessoas como você para manter a nossa independência e defender o meio ambiente e o futuro do planeta.