Faça sua doação

Por: R$ 1,00

Preço a vista: R$ 1,00

Doar
Entenda como sua ajuda é importante


Por que o Pantanal está pegando fogo?


Apesar de ocorrerem no bioma, as queimadas no Pantanal não são fenômenos naturais, têm origem humana e desde o dia 16 de julho estão proibidas, ou seja, são criminosas, assim como as queimadas na Amazônia depois dessa data. Entretanto, a intensidade deste ano é inédita. Segundo o Ibama / Prevfogo, 98% das queimadas no Pantanal são provocadas por humanos.


Há um número recorde de focos de incêndio e queimadas no Pantanal este ano, com os maiores números já registrados para os meses de março, abril, julho e agosto desde que as medições começaram, em 1998. O número de queimadas em julho deste ano é 4 vezes maior que a média geralmente registrada no mês. De 1° de janeiro a 14 de setembro foram 15.435 focos de queimadas e incêndios florestais, um recorde para o período e um aumento de 220% em relação ao ano passado.




Ver mais





Por que eu deveria me preocupar com as queimadas no Pantanal?


Além do Pantanal ser o lar de milhares de animais, como a arara- azul que é um símbolo do Brasil, ele também é sinônimo de uma beleza única com seus rios, áreas alagadas e vegetação única. Porém, por causa das queimadas que estão acontecendo no local, toda essa biodiversidade está dramaticamente ameaçada, assim como os povos indígenas e comunidades tradicionais que vivem na região. É nosso dever como brasileiros proteger e defender esse bioma que faz parte não apenas do nosso país, mas também da nossa cultura.


Além disso, proteger as florestas e os demais ambientes naturais é fundamental na luta contra uma das maiores crises humanas atuais: a emergência climática que vivemos atualmente. O Pantanal, o Cerrado e a Amazônia estão conectados em um equilíbrio que mantém o clima e a possibilidade de vida em todo o país. Destruir nossos tesouros naturais é destruir nosso futuro.



Ver mais






O que o Greenpeace está fazendo em relação às queimadas no Pantanal?



Devido a situação emergencial no Pantanal, uma rede de apoio e solidariedade tem se fortalecido para garantir os recursos necessários para o combate ao fogo, resgate de animais e suporte veterinário a animais resgatados. O Greenpeace está disponibilizando apoio financeiro na compra de materiais como, equipamentos brigadistas e materiais para tratamento de animais resgatados, para organizações que atuam diretamente no Pantanal.


O Greenpeace historicamente na sua atuação, investiga, expõe e combate de maneira pacífica todas as empresas e governos que praticam crimes ambientais.


Nos últimos meses temos denunciado a inexistência de um plano de ação e combate ao desmatamento e as queimadas para a Amazônia, Pantanal e outros biomas brasileiros.



Ver mais






O que o Greenpeace está pedindo ao governo brasileiro?


Precisamos exigir do governo federal uma atitude firme diante dessa situação tão grave. É dever do governo federal zelar pelo patrimônio ambiental dos brasileiros. Nossos biomas são motivo de orgulho e parte da nossa identidade. O governo federal deveria tratar com seriedade os graves incêndios e queimadas que ocorrem de forma descontrolada no Pantanal e nos outros biomas, causando danos irreversíveis. No entanto, o que tem feito é negar ou minimizar o problema. As ações implementadas até o momento – incluindo a moratória do fogo e combate ao desmatamento e queimadas executadas pelas forças armadas – já se mostraram ineficazes e insuficientes.


Proteger as florestas e os biomas do Brasil é fundamental na resistência pela conservação da biodiversidade e na minimização dos efeitos da crise climática.


Há mais de 28 anos o Greenpeace Brasil monitora e denuncia crimes ambientais no país, cobrando do governo políticas ambientais que de fato protejam o meio ambiente. Participe conosco dessa pressão pelo fim das queimadas. Torne-se agora um doador.



Ver mais





Doando agora eu consigo ajudar o Pantanal?


Ao doar para o Greenpeace, você nos apoia em todas as atividades desenvolvidas pela organização. Estamos há mais de 4 meses levando ajuda emergencial aos povos indígenas nas áreas mais isoladas na Amazônia no combate a COVID-19 por meio do projeto Asas da Emergência. Já realizamos dois sobrevoos de monitoramento de desmatamento e queimadas na Amazônia além de termos realizado 3 denúncias que mostraram a relação do desmatamento e as queimadas com a atividade de pecuária na Amazônia. Também temos dialogado ativamente com diversas organizações para levar apoio e disponibilizar ajuda no combate aos incêndios e o resgate de animais no Pantanal.


Como parte do compromisso assumido com uma gestão pautada pela transparência e boa governança, o Greenpeace, todos os anos, tem suas contas auditadas


Sua doação será aplicada em nossas campanhas, projetos ou atividade do Greenpeace Brasil, conforme as demandas de recursos da organização.


No Relatório Anual você encontra uma série de campanhas e atividades realizadas para defender o meio ambiente no país. Compartilhamos um resumo das principais atividades do ano anterior, bem como a prestação de contas sobre todos os recursos que recebemos e de que forma investimos.



Ver mais





Por que o Greenpeace precisa da minha doação?

Não aceitamos doações de empresas ou governos. Somos uma organização independente sem fins lucrativos. Precisamos da ajuda de pessoas como você para manter a nossa independência e defender o meio ambiente e o futuro do planeta.


Como doador do Greenpeace, você receberá mensagens periódicas sobre as nossas atividades e um relatório anual com todas as informações sobre nossas campanhas e a alocação de recursos.


Junte-se a nós agora e faça parte deste movimento!


Ver mais


Assine nossa newsletter para receber novidades sobre as nossas campanhas.