Por que a Amazônia está pegando fogo?

Ao contrário do que muitos pensam, os incêndios na Amazônia não são naturais ou normais, apesar de acontecerem regularmente são causados por humanos. Na Amazônia brasileira, o fogo está frequentemente ligado ao desmatamento, pois esta é uma ferramenta para finalizar o processo e “limpar” a área. O fogo também pode ser usado para limpar pastos, e isso pode afetar áreas protegidas da floresta, já que o fogo pode fugir do controle, se alastrar e causar até incêndios florestais. Outro uso do fogo é como instrumento de desmatamento. Após degradar a floresta, tirando as árvores mais preciosas e derrubando as plantas que ficam abaixo das copas das árvores, a floresta seca e fica suscetível ao fogo.

Primeiro, é preciso entender que a Amazônia não evoluiu com o fogo e que as queimadas não fazem parte de sua dinâmica. Isso significa que quando a Amazônia pega fogo, uma parte imensa de suas árvores morrem, porque elas não tem nenhum tipo de proteção ao fogo. Ao queimarem o carbono estocado nessas árvores é liberado para a atmosfera, alimentando assim a crise climática. O fogo é também uma enorme ameaça para a biodiversidade, contribuindo com a rápida perda de espécies que está em curso no planeta. Além disso, representa um risco extra para os povos indígenas, que estão ainda mais vulneráveis à doenças respiratórias, como o Covid-19, devido a fumaça e a fuligem das queimadas.

Mesmo com a medida que proíbe queimadas em Mato Grosso a partir de 1 de julho, o Greenpeace registrou imagens de focos de incêndio na floresta amazônica no Estado em sobrevoo realizado em Julho de 2020. Os focos de calor também teve aumento expressivos em áreas que deveriam estar protegidas se comparados com os mesmos períodos do ano passado.

Mas o que eu tenho a ver com as queimadas na Amazônia?

Tudo a ver! A Amazônia tem importância fundamental no controle do clima do planeta e na disponibilidade de chuvas. Ou seja, com a floresta queimada não temos água e produção de alimentos. Sua ajuda é essencial para manter as florestas de pé.

Sem a floresta Amazônica não conseguiremos ganhar a batalha pelo clima e colocaremos nosso futuro em grave risco. Somente com a conservação da floresta, garantimos o equilíbrio climático global, evitando que a temperatura do planeta aumente.

Estamos vivendo uma emergência climática! Enchentes, secas, verões super quentes, temperaturas extremas já estão impactando a vida de milhares de pessoas, principalmente as mais vulneráveis. Mas ainda há tempo de parar essa destruição. Junte-se a nós nessa luta!

O que o Greenpeace está fazendo em relação às queimadas?

A missão do Greenpeace é investigar, expor, de forma pacífica, os danos e crimes ambientais, bem como seus responsáveis. Cobramos ações dos atores que podem resolver o problema, à exemplo de empresas e governos.

Somos uma organização independente e apartidária, por isso, pressionamos qualquer governo pela proteção da Amazônia. Com o apoio de nossos doadores, todos os anos realizamos sobrevoos de monitoramento da região amazônica. Em 2020, estamos desde o início do ano pressionando as autoridades e denunciando por meio de nossos canais de comunicação e na imprensa, o avanço do desmatamento no Brasil. Em Julho realizamos um sobrevoo para documentar as fortes queimadas deste ano. Além disso, também realizamos uma série de estudo e denúncias mostrando dinâmicas de desmatamento ilegal, invasão de áreas protegidas, dentre outros processos que levam dia a dia a floresta para o chão.

Em 2019, realizamos um sobrevoo para documentar as queimadas na região amazônica, monitoramos e mostramos o desmatamento e queimadas em Rondônia, na Terra Indígena Karipuna.

Continuamos monitorando a floresta e apoiando seus povos que, com seu modo de vida tradicional, são guardiões da floresta. Continuaremos fazendo mais e mais pela proteção da Amazônia. Você pode ajudar na realização de todos esses projeto agora mesmo realizando uma doação.

Precisamos de sua ajuda para exigir do governo a adoção do Desmatamento Zero como política ambiental urgente e prioritária no Brasil. O governo brasileiro precisa assumir a responsabilidade de parar o desmatamento na Amazônia, a começar por devolver autonomia e alocar recursos para órgãos (Ibama) que têm competência para fiscalizar o desmatamento. Não há tempo a perder!

O fim do desmatamento no Brasil é possível e necessário para o futuro do país. Por isso, precisamos atuar em rede como estratégia para apoiar a luta de povos indígenas e comunidades tradicionais pela conservação das florestas e de seus territórios tradicionais.

Sua doação será aplicada em nossas campanhas, projetos ou atividade do Greenpeace Brasil, conforme as demandas de recursos da organização..