Greenpeace

O que está acontecendo com os animais da Amazônia?

Em apenas 4 anos cientistas documentaram mais de 600 novas espécies de plantas e animais da Amazônia. Infelizmente, muitas destas espécies são identificadas apenas quando seu habitat e sua existência já estão em grave risco. De agosto de 2018 a julho de 2019, a Amazônia perdeu quase 10 mil km² de floresta – a maior taxa de desmatamento da década.

O problema é que, quando descobertas, a maioria delas já estão em risco por conta do desmatamento da floresta.

Algumas ações humanas, como o desmatamento, estão levando espécies à extinção a um ritmo preocupante. Estudos mostram que o desaparecimento da biodiversidade global vem ocorrendo mil vezes mais rápido do que se acontecesse naturalmente e, atualmente, cerca de 1 milhão de espécies correm o risco de desaparecer para sempre, caso ações para conter a perda de biodiversidade não sejam colocadas em prática.

Mas o que eu tenho a ver com os animais da Amazônia?

A conservação da Amazônia é fundamental para minimizar a crise climática e ainda mais importante para as espécies e pessoas que vivem ali. A ciência vem alertando sobre a possibilidade, cada vez mais real, de chegarmos a um ponto de ruptura, em que a floresta não conseguirá mais se recuperar e perderemos muitas espécies e incontáveis benefícios que a floresta oferece à toda a sociedade, como a distribuição de água pela atmosfera, que irriga as plantações de boa parte do país, e a estocagem de carbono.

O que o Greenpeace está fazendo para proteger os animais da amazônia?

O Greenpeace lança em 2020 um edital de apoio ao estudo da biodiversidade da Amazônia, o programa “Tatiana de Carvalho”, pois acreditamos na ciência e na pesquisa brasileira. Proteger a floresta e toda a sua diversidade é o desafio do século e temos que vencer.
Também estamos, a partir deste projeto, mostrando de maneira prática os riscos de expandir a fronteira agrícola indefinida e irrestritamente, para que ela possa continuar sendo a casa da mais rica e fantástica biodiversidade do planeta e nosso passaporte para o futuro. Com o intuito de promover o debate e engajar mais pessoas na defesa da Amazônia.

Precisamos de sua ajuda para exigir do governo a adoção do Desmatamento Zero como política ambiental urgente e prioritária no Brasil. O governo brasileiro precisa assumir a responsabilidade de parar o desmatamento na Amazônia. Não há tempo a perder!

Não aceitamos doações de empresas, governos ou partidos políticos. Somos uma organização independente sem fins lucrativos. Precisamos da ajuda de pessoas como você para manter a nossa independência e defender o meio ambiente e o futuro do planeta.