Greenpeace

Por que precisamos da sua doação?

A solidariedade é fundamental para lidarmos com as consequências de um mundo mais quente, principalmente em um país onde cerca de 8 milhões de pessoas vivem em áreas de risco (Cemaden/IBGE, 2010). São brasileiros e brasileiras sujeitos a sofrer consequências trágicas por conta das chuvas, como deslizamentos de terra, enchentes e outros desastres decorrentes dos eventos climáticos extremos.

Infelizmente, o Brasil não está preparado para essa realidade que se impõe. E diante da falta de orçamento e políticas públicas voltadas para a adaptação das cidades, novas tragédias voltam a acontecer. As pessoas que menos contribuem para a ocorrência de cenários como esses, as populações em situação de vulnerabilidade, são as que primeiro recebem a conta. Neste momento de emergência, precisamos olhar para o lado, construir pontes e ajudar quem mais precisa a refazer a própria vida.

O que o Greenpeace Brasil está fazendo?

Além de dar visibilidade à crise climática com a gravidade e urgência que o assunto exige, o Greenpeace Brasil tem apoiado iniciativas de assistência às comunidades diretamente afetadas pelas chuvas e demais eventos extremos. Apoiamos organizações parceiras que atuam nos territórios atingidos, com ações para suprir necessidades imediatas como alimentação, compra de itens essenciais e outros.

O Greenpeace atua no Brasil desde 1992, lutando pela preservação do meio ambiente e contra as mudanças climáticas. Nós investigamos, documentamos, denunciamos e monitoramos a destruição ambiental, além de apoiar as populações historicamente afetadas pela negligência do poder público. Somos uma organização independente e apartidária, por isso, pressionamos e denunciamos qualquer que seja o governo ou empresa que ameacem a proteção das pessoas e do meio ambiente.

O que exigimos dos governantes?

De forma incansável, o Greenpeace Brasil cobra os governantes a reconhecerem a situação de emergência que estamos enfrentando. De prefeitos, governadores e congressistas ao presidente da República - todas as esferas de poder são responsáveis pela elaboração de medidas efetivas.

Frear a crise climática é salvar vidas! As pessoas mais impactadas pelos eventos extremos têm sua situação de vulnerabilidade agravada por habitarem bairros abandonados pelo poder público, sem condições dignas de infraestrutura urbana, moradia segura, segurança alimentar e saneamento básico.