Greenpeace
Faça sua doação

Por: R$ 1,00

Preço a vista: R$ 1,00

Doar
Entenda como sua ajuda é importante


O que está acontecendo?


Entramos em 2022 enfrentando um cenário de calamidade pública e comoção nacional devido às consequências das chuvas intensas que desde dezembro atingem alguns estados brasileiros. Enchentes, deslizamentos, ameaças de rompimento de barragens, desmoronamentos e dezenas de vidas perdidas estão entre as principais consequências das fortes chuvas que atingem os estados do Maranhão, Tocantins, Goiás, Piauí, Pará, Rio de Janeiro, Bahia e Minas Gerais.


Ainda que o alto volume de chuvas tenha origem na conjunção de fenômenos como o La Niña e a chamada Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a nova dinâmica do sistema atmosférico por conta das emissões de gases de efeito estufa (GEE) influencia diretamente na intensidade em que eles ocorrem.


Em relatório publicado pelo IPCC (Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas) ano passado, os pesquisadores ressaltaram ser inequívoca a influência humana sobre o superaquecimento do planeta. Entre 2011 e 2020, a média da temperatura global já atingiu 1.09°C acima dos níveis pré-industriais.


Além da maior ocorrência de precipitações torrenciais, ondas de calor extremo, como as que atingiram recentemente o sul do Brasil, Argentina e Uruguai, também são reflexos desse quadro. O IPCC aponta que temperaturas extremas podem ser até nove vezes mais frequentes já na próxima década. Ou seja: não há nada de “normal” no que estamos vivendo.



Ver mais






O que o Greenpeace está fazendo?


O Greenpeace tem usado da sua rede de alcance para apoiar iniciativas de assistência às comunidades afetadas pela chuva, dando visibilidade e informação de como ajudar essas populações. Além disso, junto a parceiros, estamos organizando a distribuição de recursos para realizar a compra de materiais para a limpeza em locais com muita lama e enviar doações às famílias impactadas. Seja doador e ajude os impactados por eventos climáticos extremos, como enchentes.



Ver mais






O que o Greenpeace faz pelo clima?


O Greenpeace atua no Brasil desde 1992, lutando pela preservação do meio ambiente e contra as mudanças climáticas. Atua investigando, documentando, denunciando e monitorando a destruição ambiental há quase 30 anos, além de trabalhar no apoio às populações historicamente afetadas pela negligência socioambiental. Somos uma organização independente e apartidária, por isso, pressionamos qualquer que seja o governo ou empresa responsável pela proteção das pessoas e do meio ambiente.


Ver mais






O que o Greenpeace está pedindo aos governantes?


O Greenpeace cobra continuamente todos os governantes a reconhecerem a crise climática e tomarem medidas efetivas para lidar com ela. Desde prefeitos, governadores, congressistas ao presidente da república. Bolsonaro demonstrou absoluta indiferença em relação às vidas das pessoas postas em risco pelas chuvas torrenciais que assolam o país desde novembro do ano passado, além de mentir, se omitir e desmontar os mecanismos de enfrentamento à emergência climática.


Portanto, estamos pressionando os governadores para que decretem emergência climática e elaborem estratégias com a finalidade de zelar pela vida das populações de seus estados, através da elaboração ou execução dos planos de adaptação climática, mapeamento de áreas de risco e orçamento destinado a perdas e danos materiais para populações vulneráveis. Entendemos que este é o principal instrumento para prevenção dos impactos da crise climática a nível local. Em especial das populações em situação de vulnerabilidade, mais expostas aos impactos dos eventos extremos causados pelas mudanças climáticas.



Ver mais






Para onde vão os fundos arrecadados?

Como parte do compromisso assumido com uma gestão pautada pela transparência e boa governança, o Greenpeace, todos os anos, tem suas contas auditadas.


Sua doação será aplicada nesta campanha ou em outra campanha, projeto ou atividade do Greenpeace Brasil, conforme as demandas de recursos da organização.


No Relatório Anual você encontra uma série de campanhas e atividades realizadas para defender o meio ambiente no país. Compartilhamos um resumo das principais atividades do ano anterior, bem como a prestação de contas sobre todos os recursos que recebemos e de que forma investimos.


Ver mais






Por que o Greenpeace precisa da minha doação?

Não aceitamos doações de empresas ou governos. Somos uma organização independente sem fins lucrativos. Precisamos da ajuda de pessoas como você para manter a nossa independência e defender o meio ambiente e o futuro do planeta.


Como doador do Greenpeace, você receberá mensagens periódicas sobre as nossas atividades e um relatório anual com todas as informações sobre nossas campanhas e a alocação de recursos.


Junte-se a nós agora e faça parte deste movimento!


Ver mais


Assine nossa newsletter para receber novidades sobre as nossas campanhas.