O que está acontecendo com o clima?

Vivemos uma emergência climática. Milhões de vozes no mundo gritam em uma única voz diante da ameaça de não conseguirmos limitar o aumento da temperatura média no planeta em até 1.5°C, conforme determinado no Acordo de Paris, o que pode ter consequências catastróficas.

Apesar de estarmos cada vez mais perto de um cenário que pode inviabilizar a nossa existência no planeta, grandes empresas insistem em avançar com o desmatamento, com a extração de petróleo e com a pesca desenfreada em nossos oceanos, num modelo de exploração que só contribui para os piores impactos do aquecimento global: mais incêndios florestais, mais inundações, mais furacões, perda de diversidade de vida, mais secas, entre outras graves consequências.

Mas o que eu tenho a ver com a emergência climática?

Tudo! As mudanças no clima já mostram em todo o planeta sinais do que pode ainda se agravar: secas prolongadas, inundações, elevação do nível do mar, acidificação dos oceanos e ameaças às espécies.

Está na hora de agir! A perda das florestas leva ao aumento da emissão de gases de efeito estufa, que causam as mudanças climáticas. Os oceanos e as florestas são essenciais para o equilíbrio do clima, absorvendo emissões de CO2 e ajudando a regular a temperatura do planeta. Os mais vulneráveis, assim como as próximas gerações, são também os mais afetados.

Precisamos da sua ajuda para impedir que as consequências da irresponsabilidade com a natureza causem ainda mais desastres climáticos.

O que o Greenpeace está fazendo para impedir as mudanças climáticas?

• O Greenpeace denuncia a emissão de gases de efeito estufa (GEE) acima dos níveis estabelecidos, principalmente oriundas de desmatamento, e promove campanhas exigindo o uso de novos modelos de produção de energia limpa.

• Resistimos a proposta que acabaria com uma Unidade de Conservação (UC) e reduziria em 40% a área de outras quatro Unidades no sul do Amazonas. Nossa investigação gerou uma denúncia coletiva, assinada por diversas organizações, resultando no arquivamento do projeto.

• Navegamos de polo a polo registrando as belezas naturais que habitam as profundezas do oceanos, mostrando as ameaças e trabalhando para que todos se unam para proteger nosso planeta azul.

O que o Greenpeace está pedindo?

Pedimos a proteção das florestas e o fortalecimento de políticas de combate ao desmatamento na Amazônia. Sem ela não conseguiremos ganhar a batalha pelo clima. Somente com a floresta preservada, garantiremos o equilíbrio climático global, evitando que a temperatura do planeta aumente ainda mais.

Não aceitamos doações de empresas, governos ou partidos políticos. Somos uma organização independente sem fins lucrativos. Precisamos da ajuda de pessoas como você para manter a nossa independência e defender o meio ambiente e o futuro do planeta.