Qual é o problema do uso de agrotóxicos

O Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do mundo. Essas substâncias são utilizadas massivamente e causam altíssimos impactos negativos para a população, para o meio ambiente e, no futuro, para a própria produção de alimentos.

O uso de pesticidas mata a vida do solo e contamina os cursos de água, além de provocar diversos problemas de saúde aos produtores e consumidores dos alimentos. Entre os problemas graves relacionados aos agrotóxicos estão doenças como câncer e Mal de Parkinson.

Apesar de tudo isso, existe um Projeto de Lei conhecido como Pacote do Veneno, que visa liberar ainda mais agrotóxicos no país para contaminar nossos alimentos. Precisamos da sua ajuda para barrar esse absurdo!

Mas o que eu tenho a ver com o uso de agrotóxicos?

Segundo a ONU, os agrotóxicos causam 200 mil mortes por intoxicação por ano. Seu uso destrói recursos naturais, afeta a nossa saúde e sustenta um modelo de produção injusto.

Precisamos investir na construção de um futuro alimentar mais saudável e seguro, tanto para as pessoas quanto para o meio ambiente – um modelo que seja justo, equitativo e inclusivo, tanto para quem produz, quanto para quem consome.

Para isso, precisamos apoiar a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA). Com a sua ajuda e muita pressão, a PNaRA pode se tornar lei, garantindo uma transição saudável para o Brasil.

O que o Greenpeace está fazendo para reduzir os agrotóxicos?

• Realizamos testes toxicológicos em alimentos e os resultados foram preocupantes: 60% das amostras testadas continham resíduos agrotóxicos e 36% apresentaram algum tipo de irregularidade, como o uso de agrotóxicos proibidos no Brasil.

• Chegamos a mais de 1,6 milhão de assinaturas no abaixo-assinado junto com o coletivo de organizações #ChegaDeAgrotóxicos. Quem assina o abaixo-assinado defende a redução gradual de agrotóxicos no país e é contra o Pacote do Veneno que vai colocar mais agrotóxico em nosso prato/vida. Funcionou: a Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA, PL nº 6.670/ 2016) foi aprovada em Comissão Especial no fim de 2018. O próximo passo é levá-la para votação na Câmara, para que vire projeto de lei.

• Apoiamos a democratização do acesso à comida sem veneno por meio da promoção de bate-papos para falar sobre alimentação saudável como direitos de todos e não privilégio de poucos.

É possível e necessário reduzir o uso de agrotóxicos no Brasil de forma gradual; não precisamos deles em nossa agricultura.

A solução para acabarmos com esse monte de veneno é a agroecologia, que respeita os processos naturais de um ecossistema, evitando impactos no meio ambiente e na nossa saúde.

Por isso, precisamos nos manifestar contra o Pacote do Veneno (PL nº 6.299/2002) e a liberação recorde de agrotóxicos que vem acontecendo atualmente, e também dar força à Política Nacional de Redução de Agrotóxicos (PNaRA).

te-se a nós agora e faça parte deste movimento!