© Fernanda Ligabue / Greenpeace

Sua escolha pode
manter a floresta em pé

Greenpeace / O que nos move

O que nos move

O Greenpeace atua no Brasil há mais de 30 anos, com coragem para proteger a Amazônia, os oceanos, o clima e os povos impactados pela destruição ambiental. 

Greenpeace / Ajude quem protege o planeta

Ajude quem protege o planeta

Seu apoio mantém nosso trabalho de investigação e denúncia de crimes ambientais. Acreditamos que só a ação coletiva pode criar um futuro mais justo, verde e pacífico.

Greenpeace /  Independência para agir com coragem

 Independência para agir

O Greenpeace é 100% independente. Todas as suas atividades são financiadas por doações de pessoas físicas para enfrentar projetos que ameaçam o meio ambiente

Sua doação pode ajudar
a transformar
o nosso futuro.

SUA DOAÇÃO FORTALECE:

Ativistas do Greenpeace Brasil realizaram um protesto pacífico na sede do Banco do Brasil, em Brasília, para mostrar à instituição o resultado das falhas no processo de concessão de crédito, que leva ao desmatamento da Amazônia, e em outros biomas, e à nossa própria extinção.   Na ação, ativistas do Greenpeace montaram um cenário de devastação e morte na porta do banco, com personagens representando as instituições financeiras, e sua falta de cuidado com a proteção do meio ambiente, além de árvores queimadas e animais - vítimas diretas da perda de florestas. Com essa manifestação, o Greenpeace reforça o papel urgente do sistema financeiro em interromper recursos para a destruição ambiental, que por sua vez fomenta a emergência climática e a crise da biodiversidade.

Nossas campanhas

Ano passado, o Greenpeace Brasil revelou, no relatório “Bancando a Extinção”, que bancos financiam atividades ligadas ao desmatamento e violações socioambientais.

O veleiro Witness, do Greenpeace, está conduzindo a Expedição Costa Amazônica Viva com o objetivo de documentar os potenciais impactos da exploração de petróleo na costa amazônica. A região abriga uma biodiversidade única, incluindo o Grande Sistema de Recifes da Amazônia e vastos manguezais, que são essenciais para as comunidades locais em termos de alimentação e renda. No entanto, a indústria petrolífera está avançando sobre a área, com projetos como o bloco FZA-M-59, localizado na Bacia da Foz do Amazonas. Diante disso, a expedição navegará pela costa do Amapá e do Pará, colaborando com pesquisadores do Instituto de Pesquisa Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (IEPA) para coletar dados sobre as correntes marítimas e contribuir para a compreensão e proteção desse ecossistema único.

Expedições

Em parceria com o IEPA, o Greenpeace Brasil mostrou que a exploração de petróleo na Foz do Amazonas é uma ameaça à biodiversidade da Pan-Amazônia.

Povos Indígenas de todo país se mobilizam em Brasília para acompanhar o julgamento do Marco Temporal pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Nas redes, nas ruas e nos tribunais

O Greenpeace Brasil também tem uma equipe jurídica dedicada a acionar a Justiça em defesa do meio ambiente e da integridade da organização.

Na terça-feira, 5 de março, o Greenpeace Brasil entregou o abaixo-assinado “Basta de Tragédias” à Secretária Nacional de Mudanças do Clima, Ana Toni, no Ministério do Meio Ambiente (MMA), em Brasília. Com cerca de 16 mil assinaturas, o documento levou as vozes de milhares de brasileiros que pedem por ações que adaptem as cidades e se antecipem às tragédias climáticas. O ato em frente ao ministério antes da entrega expôs em totens fotos de tragédias climáticas e informações sobre os impactos desproporcionais para as pessoas. A ação foi uma forma de protestar pacificamente e chamar a atenção do governo federal para a necessidade de garantir celeridade na revisão e finalização do Plano Clima - Eixo Adaptação a fim de evitar mais mortes e perdas e preparar os territórios para a realidade climática. Além disso, foi destacada a importância fundamental da participação ampla e efetiva das pessoas mais impactadas na construção, implementação e monitoramento das políticas de adaptação.

Ativismo online

Em 2024, 14 petições online do Greenpeace Brasil reuniram mais de 700 mil assinaturas em defesa da justiça climática, das florestas, dos oceanos, dos povos indígenas e da agroecologia.

Em meio às festividades do Círio de Nazaré, em Belém (BA), o grupo de Voluntários do Greenpeace Brasil na região marcou presença no Círio Fluvial. Os participantes fizeram uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, exibindo uma faixa com os dizeres: “Nossa Senhora de Nazaré, protegei toda vida que sofre com a crise climática”.

Voluntariado

Os grupos de voluntários do Greenpeace Brasil realizam, anualmente,  centenas de ações online e offline em todo o país. 6- Ações criativas.

Em frente ao prédio sede da empresa ativistas se fantasiaram de “bilionários”, fazendo uma alusão aos sócios majoritários da JBS. Outros ativistas exibiram mais cartazes de protesto com o objetivo de chamar a atenção para o papel da empresa na destruição das florestas, em especial da Amazônia, e no consequente colapso climático.

Ações criativas

Protestos pacíficos e criativos são marcas registradas do Greenpeace Brasil. . Recentemente, fizemos uma manifestação  em frente à sede da JBS, onde expusemos o rastro de destruição gerado pelas atividades da empresa.

A transparência é um compromisso

fundamental do Greenpeace Brasil!

Sua doação é auditada e retorna em ações concretas. Agimos para tornar a organização cada dia mais eficiente e aumentar a proporção dos recursos investidos em projetos. Você pode acessar nosso relatório anual, disponível em nosso site, para acompanhar de perto nossa prestação de contas.  

Siga-nos nas redes sociais

Greenpeace Brasil - CNPJ 64.711.062/0001-94 - é uma Associação civil sem fins lucrativos que goza de isenção com relação aos tributos federais devidos sobre suas receitas próprias. A menos que especificado o contrário, os textos neste site estão licenciados sob uma licença CC-BY International. v3.2